top of page
Search
ombotpaolie1983

Www.arduino.cc.en Main Software



Como usar o software Arduino: um guia para iniciantes




Arduino é uma plataforma eletrônica de código aberto que permite criar projetos interativos com hardware e software. O software Arduino, também conhecido como Arduino IDE (Integrated Development Environment), é um programa que roda em seu computador e ajuda você a escrever código e carregá-lo em sua placa Arduino. Neste artigo, você aprenderá quais são os benefícios e recursos do software Arduino, como baixá-lo e instalá-lo e como usá-lo para criar projetos incríveis.


O que é Arduino e qual é o seu software?




Arduino é uma combinação de hardware e software que permite interagir com o mundo físico. O hardware Arduino consiste em placas microcontroladoras que podem ler entradas de sensores, botões ou fontes online e controlar saídas como LEDs, motores ou monitores. O software Arduino é um programa que roda em seu computador e permite que você escreva código para sua placa Arduino usando uma linguagem simples e amigável. Você também pode usar o software Arduino para se comunicar com sua placa, depurar seu código e acessar uma rica coleção de exemplos e bibliotecas.




www.arduino.cc.en main software



Quais são os benefícios de usar o software Arduino?




Alguns dos benefícios de usar o software Arduino são:


  • É fácil de usar para iniciantes, mas flexível o suficiente para usuários avançados.



  • Ele roda em Mac, Windows e Linux.



  • Ele suporta uma ampla gama de placas Arduino e dispositivos compatíveis.



  • Possui uma grande e ativa comunidade de criadores, estudantes, amadores, artistas, programadores e profissionais que compartilham seus conhecimentos e projetos online.



  • É gratuito e de código aberto, o que significa que você pode modificá-lo, melhorá-lo ou contribuir com ele.



Quais são as principais características do software Arduino?




Algumas das principais características do software Arduino são:


  • Possui um editor de texto para escrever código, com realce de sintaxe, preenchimento automático, navegação de código e mensagens de erro.



  • Ele possui uma barra de ferramentas com botões para funções comuns, como verificação e upload de código, criação, abertura e salvamento de esboços e abertura do monitor serial.



  • Ele possui uma área de mensagem que fornece feedback ao salvar e exportar esboços e também exibe erros e avisos.



  • Possui um console de texto que exibe a saída de texto pelo software Arduino ou pelo seu esboço.



  • Possui uma série de menus que permitem acessar várias opções e configurações, como seleção de placa, seleção de porta, gerenciador de biblioteca, gerenciador de placa, preferências, ferramentas, ajuda, etc.



  • Ele possui um depurador integrado que permite definir pontos de interrupção, inspecionar variáveis, observar expressões, percorrer o código etc.



Como baixar e instalar o software Arduino




Para usar o software Arduino em seu computador, primeiro você precisa baixá-lo e instalá-lo. Existem diferentes versões e opções de software Arduino disponíveis para diferentes necessidades e preferências.


Diferentes versões e opções de software Arduino




A versão atual do software Arduino é 2.1.0. É uma versão principal que oferece um ambiente de desenvolvimento mais rápido e poderoso do que a versão anterior 1.8.x. Ele também inclui novos recursos, como preenchimento automático, navegação de código, depurador ao vivo, etc. Você pode baixá-lo em .


Se você preferir usar a versão legada 1.8.x, ainda poderá baixá-la em . É compatível com todos os esboços e bibliotecas existentes. No entanto, ele não possui alguns dos recursos avançados da versão 2.x.


Se você deseja usar uma instalação portátil que não requer privilégios de administrador ou processo de instalação, você pode baixar a opção de arquivo ZIP para Windows ou Linux em . Você pode extrair o arquivo ZIP para qualquer pasta do seu computador e executar o arquivo executável do Arduino a partir daí.


Se você quiser usar o software Arduino online sem instalar nada em seu computador, você pode usar o Arduino Web Editor.É uma versão baseada em nuvem do software Arduino que funciona em qualquer navegador e dispositivo. Você pode acessá-lo de . Você precisa criar uma conta gratuita ou fazer login com sua conta existente para usá-la. Você também pode sincronizar seus esboços e configurações com a nuvem e acessá-los de qualquer lugar.


Instruções de instalação para Windows, Mac OS e Linux




O processo de instalação do software Arduino varia dependendo do seu sistema operacional. Aqui estão as etapas gerais para cada sistema operacional:


janelas




  • Baixe o instalador do Windows ou o arquivo ZIP em .



  • Se você baixou o instalador, execute-o e siga as instruções. Se você baixou o arquivo ZIP, extraia-o em qualquer pasta do seu computador.



  • Conecte sua placa Arduino ao seu computador com um cabo USB. O Windows deve detectar e instalar automaticamente os drivers para sua placa. Caso contrário, você pode instalá-los manualmente a partir da pasta Drivers dentro da pasta do software Arduino.



  • Inicie o software Arduino a partir do menu Iniciar ou da pasta Arduino.



Mac OS




  • Baixe o pacote do Mac OS X em .



  • Abra o arquivo baixado e arraste o aplicativo Arduino para a pasta Aplicativos.



  • Conecte sua placa Arduino ao seu computador com um cabo USB. O Mac OS deve detectar e instalar automaticamente os drivers para sua placa. Caso contrário, você pode instalá-los manualmente a partir da pasta Drivers dentro do aplicativo Arduino.



  • Inicie o aplicativo Arduino na pasta Aplicativos ou no Launchpad.



Linux




  • Baixe o pacote Linux ou o arquivo ZIP em .



  • Se você baixou o pacote, instale-o usando seu gerenciador de pacotes ou terminal. Se você baixou o arquivo ZIP, extraia-o em qualquer pasta do seu computador.



  • Conecte sua placa Arduino ao seu computador com um cabo USB. O Linux deve detectar e instalar automaticamente os drivers para sua placa. Caso contrário, você pode instalá-los manualmente a partir da pasta Drivers dentro da pasta do software Arduino.



  • Inicie o software Arduino a partir do menu ou terminal de aplicativos.



Dicas de soluções de problemas




Se você encontrar algum problema durante o download, instalação ou execução do software Arduino, aqui estão algumas dicas que podem ajudar:


  • Certifique-se de ter espaço em disco e memória suficientes em seu computador.



  • Certifique-se de ter uma conexão de internet estável se estiver usando a versão online ou baixando atualizações.



  • Certifique-se de ter a versão mais recente do software Arduino e drivers para sua placa.



  • Certifique-se de ter selecionado a placa e a porta corretas no menu Ferramentas do software Arduino.



  • Certifique-se de ter fechado quaisquer outros programas que possam interferir no software Arduino ou na sua placa.



  • Certifique-se de ter seguido corretamente as instruções de instalação para o seu sistema operacional.



  • Se nenhuma dessas dicas funcionar, você pode procurar soluções online ou entrar em contato com o suporte do Arduino ou fóruns da comunidade para obter ajuda.



Como usar o software Arduino




Depois de baixar e instalar o software Arduino em seu computador, você pode começar a usá-lo para criar e enviar esboços para sua placa. Um esboço é um programa que diz ao seu quadro o que fazer. Consiste em duas partes principais: configuração e loop. A parte de configuração é executada uma vez quando você liga ou reinicia sua placa. Ele é usado para inicializar variáveis, pinos, bibliotecas, etc. A parte do loop é executada repetidamente até que você desligue ou reinicie sua placa. É usado para executar ações, ler entradas, controlar saídas, etc.


Os principais componentes do Arduino IDE




O Arduino IDE (Integrated Development Environment) é a interface gráfica do software Arduino que permite escrever, verificar e fazer upload de esboços para sua placa. Tem vários componentes que o ajudam nestas tarefas:



ComponenteDescrição


Editor de textoA área onde você escreve e edita o código para seu esboço. Possui realce de sintaxe, preenchimento automático, navegação de código, etc.


barra de ferramentasA linha de botões que permite executar funções comuns, como verificar e carregar código, criar, abrir e salvar esboços e abrir o monitor serial.


área de mensagemA área abaixo da barra de ferramentas que fornece feedback ao salvar e exportar esboços e também exibe erros e avisos.


Console de textoA área abaixo da área de mensagem que exibe a saída de texto pelo software Arduino ou pelo seu esboço.


MenusA série de menus na parte superior da janela que permitem acessar várias opções e configurações, como seleção de placa, seleção de porta, gerenciador de biblioteca, gerenciador de placa, preferências, ferramentas, ajuda, etc.


depuradorA ferramenta que permite definir pontos de interrupção, inspecionar variáveis, observar expressões, percorrer o código etc. Você pode acessá-la no menu Ferramentas ou na barra de ferramentas.


Como escrever, verificar e fazer upload de esboços




Para escrever um esboço para sua placa Arduino, você precisa seguir estas etapas:


  • Abra o software Arduino no seu computador e crie um novo esboço no menu Arquivo ou na barra de ferramentas.



  • Digite ou cole seu código no editor de texto. Você pode usar os exemplos e bibliotecas integrados como referência ou ponto de partida.



  • Verifique seu código clicando no botão verificar na barra de ferramentas ou pressionando Ctrl+R. Isso verificará se há erros de sintaxe em seu código e o compilará. Se houver erros ou avisos, eles serão exibidos na área de mensagens e destacados no editor de texto.



  • Carregue seu código em seu quadro clicando no botão de upload na barra de ferramentas ou pressionando Ctrl+U. Isso enviará seu código compilado para sua placa por meio do cabo USB. Se o upload for bem-sucedido, você verá uma mensagem dizendo "Upload concluído" na área de mensagem. Se houver erros, eles serão exibidos na área de mensagens e no console de texto.



  • Teste seu esboço observando o comportamento de sua placa e seus componentes conectados. Você também pode usar o monitor serial e o depurador para monitorar e depurar seu esboço.



Como usar exemplos e bibliotecas integrados




O software Arduino vem com uma rica coleção de exemplos e bibliotecas que você pode usar para aprender novos conceitos, testar novos recursos ou aprimorar seus esboços. Exemplos são esboços prontos que demonstram como usar diferentes aspectos do software e hardware do Arduino. Bibliotecas são coleções de código que fornecem funcionalidade extra para tarefas ou dispositivos específicos. Você pode acessar exemplos e bibliotecas no menu Arquivo ou na barra de ferramentas.


Para usar um esboço de exemplo, você precisa seguir estas etapas:


  • Selecione um exemplo no menu Arquivo > Exemplos ou clique no botão Exemplos na barra de ferramentas. Você verá uma lista de categorias e subcategorias de exemplos, como Básico, Digital, Analógico, Comunicação, Sensores, etc.



  • Escolha um exemplo que corresponda ao seu interesse ou necessidade. Você verá uma nova janela com o esboço de exemplo carregado no editor de texto. Você também pode ler os comentários no código para entender como ele funciona.



  • Verifique e carregue o esboço de exemplo em seu quadro, conforme explicado anteriormente. Pode ser necessário conectar alguns componentes à sua placa de acordo com a descrição do exemplo.



  • Teste o esboço de exemplo observando o comportamento de sua placa e seus componentes conectados. Você também pode usar o monitor serial e o depurador para monitorar e depurar o esboço de exemplo.



Para usar uma biblioteca em seu esboço, você precisa seguir estas etapas:


  • Selecione uma biblioteca no menu Esboço > Incluir biblioteca ou clique no botão Biblioteca na barra de ferramentas. Você verá uma lista de bibliotecas incorporadas e bibliotecas de contribuição que você instalou. Você também pode gerenciar suas bibliotecas no menu Ferramentas > Gerenciar bibliotecas ou clicar no botão Gerenciador de bibliotecas na barra de ferramentas. Você pode pesquisar, instalar, atualizar ou remover bibliotecas de lá.



  • Escolha uma biblioteca que corresponda ao seu interesse ou necessidade. Você verá uma breve descrição da biblioteca e seu autor, bem como um link para sua documentação e código-fonte. Você também pode ver alguns exemplos de como usar a biblioteca em seu esboço.



  • Inclua a biblioteca em seu esboço adicionando uma instrução #include no início de seu código. Por exemplo, se você quiser usar a biblioteca Servo, você precisa adicionar #include no topo do seu esboço.



  • Use as funções e os objetos da biblioteca em seu esboço, conforme explicado na documentação e nos exemplos da biblioteca. Você pode precisar criar algumas instâncias das classes da biblioteca e inicializá-las em sua função de configuração. Por exemplo, se você quiser usar um servo motor com a biblioteca Servo, você precisa criar um objeto Servo e anexá-lo a um pino em sua função de configuração.



  • Verifique e carregue seu esboço em seu quadro conforme explicado anteriormente. Pode ser necessário conectar alguns componentes à sua placa de acordo com a descrição da biblioteca.



  • Teste seu esboço observando o comportamento de sua placa e seus componentes conectados. Você também pode usar o monitor serial e o depurador para monitorar e depurar seu esboço.



Como usar o monitor serial e o depurador




O monitor serial e o depurador são duas ferramentas que ajudam você a se comunicar com sua placa e depurar seu esboço. Você pode acessá-los no menu Ferramentas ou na barra de ferramentas.


O monitor serial é uma ferramenta que permite enviar e receber dados de texto entre seu computador e sua placa. Você pode usá-lo para exibir mensagens de seu esboço, inserir comandos ou dados para seu esboço ou testar protocolos de comunicação serial. Para usar o monitor serial, você precisa seguir estas etapas:


  • Conecte sua placa ao seu computador com um cabo USB.



  • Selecione a placa e a porta corretas no menu Ferramentas do software Arduino.



  • Abra o monitor serial no menu Ferramentas ou clique no botão Monitor serial na barra de ferramentas. Você verá uma nova janela com uma área de texto e algumas configurações.



  • Defina a taxa de transmissão para corresponder à taxa de transmissão usada pelo seu esboço. A taxa de transmissão é a velocidade de transmissão de dados medida em bits por segundo (bps). A taxa de transmissão padrão para o software Arduino é de 9600 bps, mas você pode alterá-la em seu esboço usando a função Serial.begin().



  • Digite algum texto na caixa de texto na parte superior da janela e pressione Enter ou clique em Enviar para enviá-lo ao quadro. Você deve vê-lo ecoado na área de texto abaixo se seu esboço estiver usando as funções Serial.read() ou Serial.readString().



  • Veja algum texto aparecer na área de texto abaixo se seu esboço estiver usando as funções Serial.print() ou Serial.println(). Você também pode copiar, salvar ou limpar o texto no menu Editar ou nos botões na parte inferior da janela.



  • Feche o monitor serial quando terminar clicando no botão X no canto superior direito da janela. Você também pode abrir vários monitores seriais para diferentes placas ou portas no menu Ferramentas.



O depurador é uma ferramenta que permite inspecionar e modificar o estado do esboço enquanto ele está sendo executado na placa. Você pode usá-lo para definir pontos de interrupção, observar variáveis, avaliar expressões, percorrer o código etc. Para usar o depurador, você precisa seguir estas etapas:


  • Conecte sua placa ao seu computador com um cabo USB.



  • Selecione a placa e a porta corretas no menu Ferramentas do software Arduino.



  • Abra o depurador no menu Ferramentas ou clique no botão Depurar na barra de ferramentas. Você verá uma nova janela com um editor de código, uma barra de ferramentas e um console.



  • Defina um ou mais pontos de interrupção em seu código clicando nos números de linha no editor de código. Um ponto de interrupção é um ponto onde a execução de seu esboço será pausada e permitirá que você inspecione e modifique seu estado. Você também pode adicionar pontos de interrupção condicionais que serão pausados apenas se uma determinada condição for atendida.



  • Comece a depurar seu esboço clicando no botão Iniciar Depuração na barra de ferramentas ou pressionando F5. Isso verificará e carregará seu esboço em sua placa e começará a executá-lo até atingir um ponto de interrupção ou terminar.



  • Veja o estado atual do seu esboço no console. Você pode ver os valores das variáveis, constantes, expressões, etc. Você também pode alterar os valores das variáveis ou executar comandos digitando-os no console.



  • Use os botões na barra de ferramentas ou os atalhos do teclado para controlar a execução do esboço. Você pode retomar, pausar, parar, passar por cima, entrar, sair, etc.



  • Feche o depurador quando terminar clicando no botão Parar Depuração na barra de ferramentas ou pressionando Shift+F5. Você também pode fechar a janela do depurador clicando no botão X no canto superior direito da janela.



Conclusão




O software Arduino é um programa poderoso e fácil de usar que permite criar projetos interativos com hardware e software Arduino. Neste artigo, você aprendeu quais são os benefícios e recursos do software Arduino, como baixá-lo e instalá-lo e como usá-lo para escrever, verificar, carregar e depurar esboços para sua placa. Você também aprendeu a usar exemplos e bibliotecas integrados para aprimorar seus esboços e aprender novos conceitos. Agora você está pronto para começar a criar projetos incríveis com o software Arduino.


Se você quiser aprender mais sobre o software Arduino, você pode visitar , onde você pode encontrar mais informações, documentação, tutoriais, fóruns, etc. Você também pode conferir alguns destes recursos:


  • : Um guia que cobre os fundamentos do software e hardware do Arduino.



  • : Uma referência que explica todas as funções, variáveis, constantes, etc. que você pode usar em seus esboços.



  • : um wiki onde você pode encontrar códigos, projetos, dicas etc.



Esperamos que você tenha gostado deste artigo e o tenha achado útil. Se você tiver alguma dúvida ou feedback, informe-nos nos comentários abaixo. Codificação feliz!


perguntas frequentes




Aqui estão algumas perguntas frequentes sobre o software Arduino:


O que é Arduino?




Arduino é uma plataforma eletrônica de código aberto que permite criar projetos interativos com hardware e software.


O que é o software Arduino?




O software Arduino, também conhecido como Arduino IDE (Integrated Development Environment), é um programa que roda em seu computador e ajuda você a escrever código e carregá-lo em sua placa Arduino.


Como faço para baixar e instalar o software Arduino?




Você pode baixar o software Arduino em . Existem diferentes versões e opções disponíveis para diferentes sistemas operacionais e preferências. Você pode instalar o software Arduino seguindo as instruções de instalação para o seu sistema operacional.


Como usar o software Arduino?




Você pode usar o software Arduino para escrever, verificar e fazer upload de esboços para sua placa Arduino. Um esboço é um programa que diz ao seu quadro o que fazer. Você também pode usar o software Arduino para se comunicar com sua placa, depurar seu código e acessar uma rica coleção de exemplos e bibliotecas.


Quais são alguns dos benefícios e recursos do software Arduino?




Alguns dos benefícios e recursos do software Arduino são:


  • É fácil de usar para iniciantes, mas flexível o suficiente para usuários avançados.



  • Ele roda em Mac, Windows e Linux.



  • Ele suporta uma ampla gama de placas Arduino e dispositivos compatíveis.



  • Possui uma grande e ativa comunidade de criadores, estudantes, amadores, artistas, programadores e profissionais que compartilham seus conhecimentos e projetos online.



  • É gratuito e de código aberto, o que significa que você pode modificá-lo, melhorá-lo ou contribuir com ele.



  • Possui um editor de texto para escrever código, com realce de sintaxe, preenchimento automático, navegação de código e mensagens de erro.



  • Ele possui uma barra de ferramentas com botões para funções comuns, como verificação e upload de código, criação, abertura e salvamento de esboços e abertura do monitor serial.



  • Ele possui uma área de mensagem que fornece feedback ao salvar e exportar esboços e também exibe erros e avisos.



  • Possui um console de texto que exibe a saída de texto pelo software Arduino ou pelo seu esboço.



  • Possui uma série de menus que permitem acessar várias opções e configurações, como seleção de placa, seleção de porta, gerenciador de biblioteca, gerenciador de placa, preferências, ferramentas, ajuda, etc.



  • Ele possui um depurador integrado que permite definir pontos de interrupção, inspecionar variáveis, observar expressões, percorrer o código etc.



Onde posso aprender mais sobre o software Arduino?




Você pode aprender mais sobre o software Arduino em , onde você pode encontrar mais informações, documentação, tutoriais, fóruns, etc. Você também pode conferir alguns destes recursos:


  • : Um guia que cobre os fundamentos do software e hardware do Arduino.



  • : Uma referência que explica todas as funções, variáveis, constantes, etc. que você pode usar em seus esboços.



  • : um wiki onde você pode encontrar códigos, projetos, dicas etc.



0517a86e26


0 views0 comments

Recent Posts

See All

Baixe o True Skate apk

Como Baixar True Skate APK Grátis Se você é fã de jogos de skate, já deve ter ouvido falar Verdadeiro Skate, o jogo móvel oficial de...

Comments


bottom of page